HORA DA BARRIGUINHA: A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR COM A BARRIGA PRA BAIXO!

Notícias - qui, 20 de fevereiro de 2020 às 00:01

Algo mais que comum no meu dia-dia é receber bebês que não toleram ficar de barriguinha para baixo. Mas como? Se esta é a postura essencial para que o bebê adquira habilidades físicas importantes como rolar, sentar, se arrastar, engatinhar e prepara para ficar em pé.

O que você mãe pode não saber é que o deitar de bruços pode ser iniciado com os recém-nascidos. Claro, se o bebê não apresenta nenhum problema de saúde e nasceu a termo.  
O “momento da barriguinha” é primordial para proporcionar uma pausa para o osso occipital (osso que se encontra na parte posterior da cabeça) o que também diminui a chance de desenvolver plagiocefalia posicional (cabecinha chata ou assimétrica).

E como começar?

Primeiramente é importante que seu bebê não esteja faminto, mas logo depois de alimená-lo também não é legal. Espere um pouco. É uma atividade para ser feita durante o dia, deve ser estimulante. Ele precisa estar descansado e alerta. Se o sono aparecer, por segurança, coloque-o de barriguinha para cima.

Lembre-se SEMPRE: De barriguinha para brincar, de costas para dormir!

Uma coisa legal é que não precisa ser feita apenas no chão, pode ser no aconchego do colinho. Será prazeroso para vocês dois: você se deita e coloca o bebê apoiado no seu peito, de modo que vocês possam trocar olhares e chamegos. É perfeita para recém-nascidos.

Depois, quando o bebê já apresenta controle do pescoço, o chão é mais uma opção.

Só uma coisinha, apenas colocar o bebê de barriga para baixo não vale. Imagine você, deitada de bruços tendo apenas o chão como atrativo! Não dá, né? É chato! Faça-o companhia! Posicione seus bracinhos na frente do peitinho, de modo que a postura fique confortável. Caso ele não consiga se sustentar com os bracinhos, enrole um cobertor (faça um rolinho) e coloque embaixo dos braços do bebê para dar suporte. Eu gosto muito de indicar a almofada de amamentação para ajudar nesta postura. Depois disso, deite-se de frente para ele, olho no olho e apresente brinquedos apropriados para a idade.

Você sabia? A partir de 4 meses, você já pode apresentar livros, contar estórias. Aproveite este momento único para estimular o gosto por livros.

O momento da barriguinha ajuda a desenvolver a visão de perto e de longe. É a organização visual que será especialmente importante quando seu bebê iniciar na escola. Colocar o bebê de barriguinha para baixo também ajuda na postura (fortalece músculos do pescoço) e estimula a coordenação motora.

Bom, pode ser que você esteja lendo este artigo hoje e seu bebê já tem mais de três meses, por exemplo, e chora ao ser colocado de barriguinha para baixo. Ah, não tem problema! Comece com “sessões” de 1 a 10 minutos por dia. Você deverá ir aumentando a duração de forma gradativa para 30 ou até 60 minutos todos os dias.

A ideia é que seja prazeroso, sem forçar. Se houver choro você pode interromper um pouco, sem problemas! Mas entretê-lo é a melhor saída. Solte a imaginação apresente texturas diferentes, temperaturas diferentes, cores, e converse. Logo ele irá aprender a curtir o momento e não precisará tanto da sua presença.

Enfim, coordenação motora, organização visual, estímulos cognitivos (inteligência e memória), melhora postural... Nossa! Quantos benefícios. Dê o primeiro passo, vai fazer um bem danado para ele! Qualquer dúvida entre em contato com o blog que iremos ajudá-la.

Por: Karen Rodrigues
Fisioterapeuta Infantil

Galeria de Fotos:


Voltar ao blog
© 2020 Spaço Mãe e Bebê . Todos os direitos reservados. Desenvolvido por