O sono do bebê e das crianças

Bebês e Crianças - sex, 20 de dezembro de 2019 às 22:52

O sono de bebês e crianças pequenas  é uma das maiores preocupações dos pais. Não apenas pelo cultivo de hábitos de vida saudáveis mas pela forte pressão social sobre a questão de “dormir a noite toda” que a sociedade exerce sobre nós;  vovós, tios, amigos, colegas, revistas, jornais, todos falam sobre como fazer seu bebê dormir a noite toda “facilmente”.

Como é o sono dos bebês? 
Nos bebês e crianças pequenas (até 2-3 anos) os ciclos de sono são mais curtos, de 1-3 horas nos recém-nascidos e bebês pequenos, conseguindo períodos de  até 4-6 horas em bebês acima de 3 meses. O problema não está em que a criança acorde, o grande problema está na demora em retomar o sono, especialmente durante a noite quando os pais querem dormir, depois de um dia longo de trabalho (dentro ou fora de casa). O padrão de sono da criança vai evoluir desde seu nascimento e durante seus dois primeiros anos. Esses ciclos de sono mais curtos são essenciais para um desenvolvimento neurológico saudável dos bebês, eles precisam dessas acordadas noturnas! Mas também precisam de uma boa rotina, boa alimentação e sonecas diurnas eficientes.  Um bebê que dorme bem de dia irá dormir melhor à noite.  

Como fica o sono da mãe? 
O padrão de sono da mulher tem alterações desde o final da gestação, para acolher as necessidades do bebê. Porém, qualidade e quantidade adequada de sono, assim como satisfação com o próprio descanso, são essenciais para a saúde mental da mulher - mãe e da família em geral. Durante as fases de sono profundo nosso corpo produz hormônio de crescimento (que nos rejuvenesce) e leptina (que nos ajuda controlar o apetite). Adicionalmente, o descanso adequado é essencial para um sistema imunológico saudável. Ciclos de sono muito curtos, tempo de sono insuficiente, de forma crônica, podem deixar a mulher suscetível a sintomas de depressão, aumento de peso e com seu sistema imunológico frágil. Sendo mais susceptível infecções mamilares durante a amamentação, viroses e outras doenças, p.e. 

Quando procurar ajuda? 
Quando o bebê tem dificuldades para fazer as sonecas durante o dia, ficando irritado além do normal na hora de se alimentar ou realizar suas atividades. Essas dificuldades no sono do bebê ou criança, podem levar em curto prazo a um aumento no estresse dentro da família, modificando a dinâmica familiar e alterando as relações entre pais e filhos, e entre o casal. Em mediano e longo prazo as dificuldades com o sono podem levar a problemas de crescimento e desenvolvimento, devido à alteração na produção hormonal, hormônio de crescimento e leptina. 


Zioneth Garcia
Dra. Ciências Biológicas - Consultora materna
Amamentação -Sono - Desmame Gentil - Desfralde - Educação Positiva
Contato   47 988213869 ( whatsapp)

Galeria de Fotos:


Voltar ao blog
© 2024 Spaço Mãe e Bebê . Todos os direitos reservados. Desenvolvido por