5 passos para incorporar a leitura na rotina do seu bebê

Bebês e Crianças - qua, 12 de setembro de 2018 às 14:41

A Academia Americana de Pediatria, criou (ainda em 2014) políticas pedindo aos pediatras que conversem com os pais sobre os inúmeros benefícios de ler em voz alta com seus filhos e quão crítico é o desenvolvimento do cérebro das crianças, habilidades linguísticas e habilidades sociais. Ler para seu bebê melhora exponencialmente a capacidade de raciocínio. Crianças que são expostas diariamente à leitura têm fortes habilidades de linguagem e chegam ao jardim de infância mais preparadas para ler e depois escrever. Isso, então, prevê que essas crianças são mais propensas a desenvolver capacidades para o sucesso na vida escolar.  

QUANDO E COMO COMEÇAR?
Desde os primeiros meses de vida! As primeiras experiências com livros familiarizarão seu filho e criarão interesse em ler, então nunca é muito cedo para começar. Neste estágio, seu bebê pode olhar para o livro, ouvir os sons que você faz, observar e imitar suas expressões faciais. 

Embora um bebê não entenda o que as imagens ou palavras significam com cerca de 4 meses ele ou ela já podem se concentrar nelas.

Olhar fixamente em imagens é uma das etapas iniciais no reconhecimento de imagem, uma habilidade chave que leva a compreender o significado de imagens e palavras. Os bebês vão olhar uma imagem por vários momentos e mostrar um claro interesse em suas cores e formas, desenhadas para páginas de cores vivas. É muito comum que os bebês mostrem preferência por uma página específica de um livro olhando mais tempo do que outras páginas. 

A partir dos 6 meses eles já podem segurar o livro, explorar, sentir, girar e colocar na boca. Seu bebê está sorrindo ou balbuciando? Isso significa que ele está envolvido e gostando!

Depois dos 9 meses você poder ofertar dois livros e seu bebê agora pode escolher o favorito. Ele pode manipular o livro e acariciar as imagens. Ajude seu bebê a virar as páginas, seguindo seu interesse. 

Em todas as idades: Abuse das expressões faciais, aponte e diga o significado das imagens, altere o tom de voz de acordo com a evolução do enredo, isso vai fazer seu bebê se prender ainda mais à história. 

Saiba como introduzir a leitura na rotina:
1. O MELHOR HORÁRIO
Encontre um horário que funcione melhor para ambos: se é quando acorda ou vai para a cama, escolha um horário no qual você pode abraçá-lo e desfrutar de um bom livro. A hora de dormir, muitas vezes, é uma ótima ideia, porque vai relaxar depois de um dia agitado de atividades e prepará-la para o sono. Isso também pode ser útil para a soneca. Você pode até selecionar livros especiais para a soneca e para a noite, isso ajudará seu pequeno a identificar que é hora de dormir.

2. UM LUGAR CONFORTÁVEL
Encontre um lugar calmo e aconchegante onde vocês possam abraçadinhos ler juntos. A leitura fornece um tempo de qualidade que fortalece o vínculo entre você e seu filho. Você pode até ter um canto de leitura em algum lugar da casa com todos os livros favoritos.

3. A ESCOLHA DO LIVRO
Quando se pretende expandir a biblioteca do seu filho, tenha em mente seus interesses, maturidade e nível de leitura. Procure por livros de imagens coloridas e grandes que você possa comentar durante a leitura. O seu filho tem um personagem favorito? Compre um livro sobre isso! Encontre histórias com tramas básicas, com assuntos sobre os quais gere curiosidade ou de alguma forma se relaciona com suas experiências.

4. LIVROS ESPALHADOS
Uma ótima maneira de criar o hábito de pegar um livro é tê-los por perto! Livros de atividades, como  texturas e sons, são uma ideia divertida de incorporar na rotina, pois oferecem entretenimento para crianças em idade pré-escolar. Você também pode encontrar histórias que analisem conceitos básicos como cores, formas e números. 

5. DÊ EXEMPLO
Se o sonho de ter um filho leitor faz parte da sua vida, saiba que "dar exemplo" é a atitude chave para que ler se torne um hábito. Ler revistas, jornais ou livros e deixar o celular um de lado é a melhor forma de fazer com que seu filho curta a leitura, afinal, se os pais fazem e repetem a leitura, quer dizer que isso é legal e ele também pode fazer!

Por tia Karen para Revista Premier

Galeria de Fotos:


Voltar ao blog
© 2024 Spaço Mãe e Bebê . Todos os direitos reservados. Desenvolvido por