Meu filho não pára!

Bebês e Crianças - qua, 12 de setembro de 2018 às 14:12

Esta frase é clássica das mães de filhos ativos (ou muito ativos). Sabemos que as crianças precisam estar em movimento, mas ficar paradas também é importante e às vezes até necessário, como durante as refeições e na escola, e quando isso não acontece, geralmente acreditamos que eles estão se comportando mal ou que, como pais, estamos errando. O segredo é saber como ajudar seu filho a se acalmar e se aprender a se concentrar, pois essa é uma habilidade que precisa ser aprendida, não nascemos com ela (infelizmente). 

Ele quer se mexer? Deixa se mexer!
Uma longa reunião, um filme monótono já nos deixa entendiados,  né? Já pensou que seu filho pode simplesmente se sentir assim e ter a necessidade de se levantar e se movimentar assim como você? Então, um pouco de movimento pode ajudar a criança a se concentrar mais. Loren Shlaes, uma terapeuta ocupacional pediátrica na cidade de Nova York, sugere permitir que a criança segure um brinquedo, como uma bola anti-estresse.

Ar puro, por favor... 
Movimentar-se é uma boa maneira de ajudar seu filho a prestar atenção e, quanto mais, melhor. Sair de ambientes fechados estimula a produção de dopamina e serotonina - ambos neurotransmissores que são críticos para atenção, foco, controle de impulsos e aprendizado. Algumas crianças se concentram e ouvem muito melhor depois de passear ou simplesmente ficar perto da natureza. Um estudo recente da Universidade de Auburn descobriu que 30 minutos de exercício ajuda na capacidade de crianças na pré-escola em prestar atenção na aula, em comparação com as sedentárias. Muitos pediatras sugerem que as crianças passem pelo menos uma hora por dia ao ar livre.

Música para acalmar os ouvidinhos
Você pode ajudar a estabelecer um clima mais calmo na sala com música. Tocar músicas lentas é uma ótima maneira de diminuir os níveis de energia. A música ajuda as crianças a regular suas emoções da mesma forma que as canções de ninar ajudam a acalmar o bebê, a música suave pode ajudar as crianças a relaxar o corpinho de acordo com a Associação Nacional para a Educação de Crianças Pequenas dos Estados Unidos. 

Bolhas de sabão
Por essa você não esperava, aposto! Mas pense comigo, quando as crianças respiram fundo para soprar a bolha, elas estão praticando uma respiração profunda que estimula o relaxamento. Ensinar seu pequeno a soprar bolhas devagar e com cuidado pode ajudar a acalmar já que é muito mais lúdico que usar o "conte até dez bem devagar". 

Lembre-se! Na hora da tempestade (extrema agitação ou uma birra), estas técnicas podem não fazer tanto sentido, mas se inseridas na rotina, no dia-a-dia vai ter um diferencial interessante. Experimente!

Artigo Revista Premier por Tia Karen Rodrigues.

Galeria de Fotos:


Voltar ao blog
© 2024 Spaço Mãe e Bebê . Todos os direitos reservados. Desenvolvido por