5 hábitos para aprimorar a atenção e memória do seu filho!

Bebês e Crianças - qua, 12 de setembro de 2018 às 13:49

Um estudo realizado com 5.873 crianças pelos psicólogos Debora Stipeck e Rachel Valentino na Universidade de Stanford, analisou a atenção e memorização na primeira infância. A pesquisa começou com crianças de três anos e seguiu avaliando-as até os quatorze anos. 
O resultado do estudo concluiu que as habilidades de memória e atenção eram mais fortes durante os anos pré-escolares e que essas habilidades previam o desempenho da criança no início do ensino formal. A pesquisa evidencia a importância dos primeiros quatro anos no desenvolvimento cognitivo da criança. A atenção e a memorização são caracterizadas por serem capacidades cerebrais herdadas geneticamente, porém podem ser aprimoradas como habilidades específicas, ou seja, nascemos com a capacidade de prestar atenção e memorizar algo, porém o meio em que vivemos pode colaborar para que ela se desenvolva melhor ou pior. 

Sabendo disso, você pode oferecer vantagens ao seu filho pequeno, estimulando-o através das atividades abaixo:  
1. Para começar, reserve um tempo para o "nadismo". Aquele tempo de relaxar, passear sem uma finalidade específica. Atividades sem exigências ajudam a preparar a mente para atividades mais estruturadas. Fazer nada também conta;
2. Luzes e sons são estímulos externos que podem trazer distração e dificultar o aprendizado e a memorização. Para ter a atenção do seu filho tente reduzir ao máximo estes estímulos. A televisão ligada, mesmo que baixinha, pode ser um grande empecilho para aprender o novo; 
3. Estímulos internos como sono, fome e em nós adultos o "excesso" de pensamentos, limitam a capacidade de atenção. Atente-se às estas necessidades; 
4. Transforme o aprendizado em um momento divertido. Crianças prendem-se facilmente àquilo que lhe é proposto através do lúdico, ou seja, do brincar. Ao contar uma história, use seus personagens favoritos como protagonistas e envolva-o através de expressões faciais e corporais. 
5. Utilize a música como grande aliada - e nem se preocupe tanto em ser afinado. Demarque situações do cotiano com canções próprias para aquele momento. Quando chegar a hora de sair do banho, por exemplo, a música "tchau tchau banho" deve começar a ser cantada. O melhor é que você pode inventar a letra na hora. 

Alguns dos desafios mais importantes que seu filho irá enfrentar ao ingressar no jardim será prestar atenção no professor, não considerar estímulos externos como conversas dos colegas e por fim, absorver o conhecimento. Ao praticar atividades com seu filho - onde você pai ou mãe estarão presentes com atenção total, ele vai entender o processo e irá reproduzir quando necessário.
    

Por Karen Rodrigues

Galeria de Fotos:


Voltar ao blog
© 2024 Spaço Mãe e Bebê . Todos os direitos reservados. Desenvolvido por