Na coluna deste mês vamos falar disso mesmo: limpeza e organização com o seu filho e mais, ele pode ser bem pitoquinho, acredite!
Para começar preciso saber que tipo de mãe é você?
Daquelas “faz-tudo”, que limpa, guarda, organiza, cozinha e não dá nem
chance para ninguém ajudar, afinal você faz melhor e mais rápido?
Aquela que trabalha fora e tem alguém para ajudar em casa e por isso no
fim do dia se incomoda com o mínimo de afazeres domésticos?
Ou por fim, aquela que até precisa de ajuda, mas não pode contar com
ninguém - ou quase ninguém?
Você tem a opção de não se encaixar em nenhuma das opções acima também,
viu? Pois o foco aqui é que em nenhum dos modelos citados a criança não é
incentivada a participar da divisão das tarefas domésticas. Isso acontece –
provavelmente - na maioria das famílias, pois poucos sabem dos benefícios e
mais, a organização da casa pode ser ensinada, incentivada e divertida com os
pequenos, acredite!
É uma oportunidade ótima para ensina-los a seguir instruções,
estabelecer limites, identificar e categorizar objetos e muito mais. Não é
ótimo?
E mais, pesquisas
mostram que criança que é convidada para participar de tarefas domésticas
tornam-se mais empáticas, ou seja, conseguem compreender melhor o outro e
ajudar. Conseguiu ver vantagem?
Ensinar seu filho ainda pequeno a organizar e limpar é base para que ela se
importe mais com o outro!
É claro que quando falo de crianças pequenas, o objetivo não é que algo
seja realmente limpo, mas que ela tenha a alicerce para ações futuras.
1. Você sabia que bebês com 9 meses pegam e soltam objetos sob o seu comando?
Sim, eles podem aprender a guardar
os seus brinquedos no lugar! Para isso acontecer, depois de brincar, o
responsável canta uma canção especial para “guardar os brinquedos” e ajuda o
bebê a abrir a mãozinha e soltar o brinquedo.
Importante! Cada vez que ele abre a mão e solta o objeto no lugar, o
adulto deve dar o reforço positivo dizendo que eles está de parabéns e já sabe
guardar e que está aprendendo a ser organizado.
2. Com 18 meses eles adoram ver e imitar o
que o adulto faz?
Trata-se de um marco especial no
desenvolvimento ver e reproduzir. Pode ser associado à rotina diária, e ele vai
adorar limpar, guardar, especialmente se tiverem suas próprias ferramentas. Uma
ideia é ter seu próprio paninho e spray com água para passar na mesa, ou mesmo,
o adulto varre com a vassoura grande e o pequeno com sua mini vassoura. Parece
pouco, mas ele está aprendendo brincando!
Pois bem, aprenda a envolver a criança nas tarefas diárias:
3. O chapéu faz tudo!
Crianças se divertem muito usando adereços, né? O suspense deve começar antes mesmo do chapéu aparecer. Explique que aquele chapéu é mágico e com ele os objetos podem ser “mudados de lugar”, ou seja, guardados e organizados. A funcionalidade do chapéu é ainda maior quando você estimula seu filho a categorizar objetos por cores, tamanho, forma e tipo. A classificação é um marco importante do desenvolvimento e por isso requer prática. A ideia é colocar o chapéu e fazer a mágica acontecer, guardar todos os potes na gaveta.
4. Adivinhe onde está?
Nesta atividade, o adulto pode
separar duas ou três caixas e pedir para que a criança guarde os objetos
enquanto não estiver olhando. O objetivo é quando o adulto se voltar para a
criança, adivinhar em qual caixa o objeto foi guardado. Se o adulto errar,
perde. Depois disso, a evolução da atividade deve ser separar por categorias,
em uma caixa apenas legos, em outra apenas bonecos e outra aqueles em
madeira.
5. Doar faz bem.
Esta dica além de organizar e abrir espaço nas gavetas, também ensina
valores. Duas ou três vezes ao ano vale a pena ensinar seu filho a selecionar
aquela roupinha que não serve mais e o brinquedo que não se brinca mais. Legal começar com crianças ainda bem pequenas e ensinar o
desapego.
6. Depois de brincar, chega a hora de
guardar
A criança pode brincar com os brinquedos dela e quando se trata de
crianças pequenas, o que chama a atenção deles é o controle da TV, os potes da
cozinha, é ou não é? Então, eles podem brincar com os tuppawares e já teve
pesquisa inclusive justificando a importância de brincar com esse tipo de
“brinquedo”. Enfim, pode brincar, mas no final a regra é ajudar a mamãe a guardar
e depois que aprendeu, poderá executar a tarefa sozinho.
7. O adulto é quem dá o exemplo
Sim, ensinar é importante e praticar com os pequenos também, é claro,
mas o exemplo é o que confirma todo o resto. Seu bebê se espelha em você, muito
mais do que você imagina. Sendo assim, não tem jeito, se não der o exemplo, não
vai funcionar.
*fonte: Molly
Dresner to Kinedu.
Artigo Revista Premier por Tia Karen Rodrigues.